Lançado em Inhambane projecto de empoderamento económico e social de alunos e professores.

O projecto, a ser implementado em 30 escolas das províncias de Inhambane, Manica e Nampula, tem como objectivo promover a criação de cooperativas escolares para capacitar jovens e estudantes a se tornarem protagonistas na mitigação do desemprego juvenil, criminalidade e exclusão social, problemas que afetam principalmente aqueles com menos qualificações.

O encontro de lançamento contou com a presença de várias autoridades, incluindo a representante do Governador de Inhambane, a ativista social Graça Machel, diretores e professores das escolas participantes, representantes dos serviços distritais de educação, membros do governo local e organizações da sociedade civil.

Durante a abertura, Palmira Palma Pinto, Diretora Provincial da Educação de Inhambane, destacou a importância da iniciativa como um incentivo ao empreendedorismo jovem. Graça Machel, por sua vez, reforçou o papel do cooperativismo em fortalecer o senso de cidadania e empoderar especialmente as meninas, ajudando-as a superar barreiras sociais como uniões forçadas e gravidezes precoces, através da força do coletivo.

Globalmente, as cooperativas têm desempenhado um papel crucial na economia e sociedade, criando 100 milhões de empregos e gerando receitas significativas, demonstrando seu impacto positivo em várias esferas (FAO, 2012).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *