No âmbito da campanha de fortalecimento do Movimento Cooperativo Juvenil em Moçambique, através do Programa Caminhar por um sonho Através do Cooperativismo nas Escolas, o Movimento pela Cidadania (MPC) em parceria com a Confederação Alemã de Cooperativas Raifesson (DGRV), financiaram várias cooperativas escolares no país, sendo uma delas a Cooperativa Dzindzandzi Dza Jangamo, localizada no distrito de Jangamo, província de Inhambane. Esta cooperativa é constituída por 30 cooperativistas alunos, e recebeu um financiamento em materiais e insumos, onde construiu dois tanques para a criação de alvinos seu principal projecto (num espaço oferecido pela Escola no recinto escolar) e introduziu os alvinos da espécie tilápia nos tanques, num número de 2000.
No último dia 28 de Agosto de 2024, a cooperativa “Dzindzandzi da Jangamo” junto de seus parceiros MPC e DGRV promoveram um evento de inauguração da cooperativa num momento que viria a ser igualmente de registo da primeira despesca e venda do peixe como seu produto cooperativo, como forma de divulgar a sua cooperativa e o seu produto.
Esta cerimónia foi dirigida por sua Excia. Administrador do distrito de Jangamo José Jeremias, contando com a participação de um pouco mais de 70 membros, dentre estes, membros do Governo de Jangamo, SDSJT, SDAE, SDPI, MPC, direcção da Escola Secundária de Jangamo, cooperativistas, professores, alunos e líderes religiosos e comunitários.





Além da cerimónia da inauguração, assistiu-se o processo da despesca e visitou-se a feira organizada pela cooperativa, onde exibiram o seu principal produto, o peixe, assim como outros produtos que a cooperativa produz, tal como a alface e a couve.
Ainda neste âmbito, o Movimento pela Cidadania (MPC) fez apresentação do projecto aos participantes, e a este desafiou os cooperativistas e outros alunos a sonharem mais alto e a desenharem novos projectos para concorrerem a outros financiamentos destinados a jovens e como forma de prepararem o seu futuro.